sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CAÇADORA DE MITOS

Olá meninas, hoje farei meu primeiro post aqui no Tina Up! e estou com um medinho porque vim falar sobre um assunto um tanto quanto polêmico e eu tenho certeza que muita menina vai ler e vai falar: "-Maaaaaa Peraaaaeee, num é bem assim não!" E vai torcer o nariz pra o que eu falar, então antes de tudo: 

Abstraiam e abram a mente porque nem tudo é o que parece.

Há um certo tempo atrás eu havia lido em alguns blogs o seguinte texto:

"Shampoo transparente limpa o cabelo e Shampoo perolado hidrata".
Deuzinho do céu eu fiquei com isso na minha cabeça, porque com todo meu conhecimento farmacêutico, é  óbvio que isso não é verdade, afinal, o que compõe um shampoo?

O shampoo é formado por tensoativos que promovem a limpeza dos fios e fazem a espuma (todo shampoo tem que ter, senão não é um shampoo, né verdade?), óleos essenciais que conferem fragrância ao produto, às vezes sensação de refrescância e, em allgumas fórmulas, sulfactantes e emulsificantes que dão mais espessamento à fórmula (deixa o shampoo mais grossinho, encorpado), basicamente isso. O restante são vitaminas, aminoácidos, mais óleos essenciais, fosfolipídeos, esfingolipídeos, polissacarídeos, agentes antiestáticos, silicones, extratos de algas, queratina e mais uma infinidade de outros compostos que têm ação restauradora, reestruturadora, que fazem limpeza profunda, mas que são opcionais, ou seja:

É isso o que define a propriedade de cada shampoo e não a cor ou textura dele.

Se um shampoo é mais encorpado não significa que ele é melhor, ou que a empresa que o fabricou "caprichou" na fórmula e colocou menos água, na verdade, pode apenas significar que foi usado um espessante (sulfactante), que as pessoas chamam de modo coloquial de SAL e que erroneamente cofundem com sal de cozinha/ sal do mar. Isso mesmo, um shampoo sem sal, na verdade é um shampoo sem sulfactantes, ocorre a substituição do laurindo Lauril Sulfato de Sódio por agentes mais suaves.

Então, contudo, porém, não obstante, todavia... ...Essa conversa toda de que shampoo transparente limpa mais é: MITO!

Óbvio que existem sim suas exceções, o que eu quero dizer é que essa lenda propagada por pessoas mais leigas não é seguida necessariamente . Lógico que vão haver shampoos que uma empresa fabricou e usou uma base perolada e que é (coincidentemente) hidratante, assim como shampoos de base transparente e que(coincidentementepromovem uma limpeza mais profunda, mas isso não é uma regra, veja um exemplo:


O shampoo Brillo Extremo (com dois Ls mesmo) da Pantene (não sei se é encontrado no Brasil).

Ele contém em sua fórmula  Panthenol, Panthenyl Ethyl Ether (pró vitamina B5) que tem propriedades umectantantes e hidratantes e condicionantes.
Portanto: Shampoo Pantene que é transparente, hidrata!

Outro exemplo é o Shampoo antiresíduos da Kerasys que age fazendo uma limpeza profunda e ainda dá um geladinho no couro cabeludo.

Sua base é em tom de verde perolado, pena que eu estou na casa do namorado e não achei nenhuma foto que mostre a cor do produto e o verso dele para poder fazer um comentário mais embasado e amplo, mas segue a foto aí e prometo fazer um update desse post assim que chegar em casa.






E aí meninas o que acharam?
Se ainda restar alguma dúvida, estou à disposição.
Beijo carinhoso à todas.

29 comentários:

  1. Lígia vc realmente esclareceu muita coisa, é muito bom saber um pouco mais sobre esses produtinhos que tanto usamos.... Mas saber ainda essa verdade sobre "shampoo sem sal" melhor ainda... Bem...eu pessoalmente nao entendo muito de fórmulas mas de apenas resultados... Produtos pra cabelo eu vejo se presto usando... Começo a usar e se vejo melhora, se vejo que deixa meu cabelo macio, com brilho natural, se é cheiro e assim por diante eu aprovo...

    ResponderExcluir
  2. Amei o post...Parabéns...
    Eu gostei das dicas, sempre tenho duvidas no shampoo,

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica, gosto muito de ver shampoos diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Oiii, adoorei o blog. Seguindo!!

    Tá rolando sorteio no blog!
    Coleção de esmaltes A-do-le-tá

    http://ninemarques.blogspot.com/2011/09/primeiro-sorteio-do-blog.html

    bjinhusss

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre pensei igual vc em relação ao shampoo!
    Existem muitos mitos e verdades, cabe a nós pequisarmos e filtrar no que acreditar!
    Adorei o post! Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post e as dicas, adorei Ligia!!!
    Parabéns!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. eu também vi isso, mas como não entendo nada nem me preocupei ... mas as pessoas tem que pesquisar as coisas antes de informar né. Gostei do post, bjs http://esmalteporesmalte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Acehi o post muito legal, principalmente pq nunca parei pra pensar nisso!

    ResponderExcluir
  9. apesar de ter gostado muito do seu post, acho que , para mim, a única diferença entre os shampoos que realmente fazem a diferença é se são sem sal ou não. Do contrário, shampoo é tudo igual!

    ResponderExcluir
  10. Olha Maria, pra mim também não faz diferença não, continua a mesma bucha, o shampoo pode ser de ouro que o cabelo continua uma droga, rsrsrs, mas a química não mente, não é mesmo? Cada composto age de acordo com a necessidade dos fios, se eu tenho um cabelo que não necessita de aminoácidos, os aminoácidos do shampoo não serão absorvidos, por isso enquanto algumas pessoas vêem um shampoo "x" como milagroso, outras não vêem diferença alguma. :)

    ResponderExcluir
  11. Lih!
    Valeu pelo esclarecimento de alguém abalizado que sabe o que está falando.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Adorei a dica , já tinha visto um vídeo falando sobre isso.
    E já usei e comprovei o transparente limpa mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Oi linda, adorei o post, já tinha ouvido falar que não existia shampoo sem sal ,porque era o salque fazia á espuma ,agora fiquei mais intendida,kkk brigadão,bjss.

    ResponderExcluir
  14. HUM, VIVENDO E APRENDENDO!
    ÓTIMO POST, VALEU!

    ResponderExcluir
  15. obrigado pelas dicas hem!
    são ótimas !
    bjosssss...

    ResponderExcluir
  16. A-DO-REI o post!!!É bom tirar esses mitos...
    Parabéns!
    bjo

    ResponderExcluir
  17. Estreou muito bem hein mocinha?

    Seu parecer técnico esclareceu bastante coisa, mas confesso que depois que comecei a usar shampoo transparente (Independente da fórmula) antes do shampoo para hidratação (Geralmente + Cremoso e específico) Senti uma mudança mto boa no cabelo!

    Não que TODO shampoo transparente limpe ou que todo cremoso SÓ hidrate, acredito que varia conforme a composição como vc explicou.

    Mas para leigas, como eu por exemplo, fica mais fácil separar entre transparentes e cremosos. Claro sempre lendo o rótulo! :)

    E tem tbm os transparentes que fazem uma limpeza profunda, os anti-resíduos. ^^

    Gostei do post, parabéns!

    Beijinhos! ;*

    ResponderExcluir
  18. Voltei pra relembrar as dicas!!!

    ResponderExcluir
  19. Eu nunca tinha ouvido falar que Shampoo transparente limpa o cabelo e Shampoo perolado hidrata, cada coisa!

    ResponderExcluir
  20. Paraabens pelo POST, foi mto útil pra mim que tenho um cabelo enorme que nunca sei qual shampoo é melhor pro meu cabelo !

    ResponderExcluir
  21. "Shampoo transparente limpa o cabelo e Shampoo perolado hidrata"

    Nossa que mentira.. das mais brabas.... kkk

    ResponderExcluir
  22. Super demais esse post.. ajuda muito as pessoas leigas...

    ResponderExcluir
  23. Sem falar aqueles que prometem "vida" para seus cabelos... rsrsrsr Alôuu? Cabelos são mortos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. existem produtos que fazem milagres nos fios e de uma certa forma trazem vida as madeixas!! meus cabelos estavam horriveeis, passei uma mascara com queratina que comprei em um salão e nossaaa meus cabelos melhoraram muiito.

      Excluir

Saindo sem comentar? Faz isso não... Snif snif snif

Se quiser parceria entre Blogs: vá na página Blogs Parceiros
Todos os que comentam concorrem AUTOMATICAMENTE à um PRÊMIO no fim do mês: Quanto mais comentar... Mais chance de ganhar

Obrigada pela visita e volte sempre!
Besitos!