domingo, 17 de outubro de 2010

Cuidado amigas! É possível pegar hepatite ao fazer as unhas!

É possível pegar hepatite ao fazer as unhas

ATENÇÃO! Salões de beleza são foco de transmissão da doença.

Uma pesquisa que acaba de ser concluída em São Paulo dá o alerta. Salões de beleza são focos importantes de transmissão de hepatite.

O perigo começa quando você entra no salão de beleza para fazer as unhas. Se as manicures não tomarem certos cuidados elas e o próprio cliente correm o risco de pegar a doença.

Por que fazer as unhas pode representar algum risco?

Uma dissertação de mestrado feita por uma enfermeira na Secretaria da Saúde do estado de São Paulo mostra que um perigo silencioso ronda as manicures dos salões de beleza - a hepatite, uma inflamação do fígado causada por um vírus.

“As manicures geralmente cortam a cutícula e isso sangra. O sangue contém uma quantidade enorme de vírus. Então, uma gota de sangue pode favorecer a transmissão”, explica o Dr. Focaccia.

O médico infectologista Roberto Focaccia é uma das maiores autoridades em hepatite no Brasil e orientador da pesquisa.

Cem manicures em São Paulo foram entrevistadas e tiveram o sangue analisado. O resultado impressiona: 10% das entrevistadas tinham hepatite B ou C, as formas mais graves desta doença.

“Tanto a hepatite B como a C são doenças silenciosas, elas não se exteriorizam durante longos anos. Elas vêm se exteriorizar quando já têm complicações, o indivíduo já está com cirrose, um câncer de fígado, uma insuficiência hepática. Isso leva décadas”, explica o Dr. Foccacia.

“Todas as profissionais que foram positivas haviam entrado em contato com sangue durante sua prática profissional”, explica a pesquisadora Andréia.

A pesquisadora descobriu que muitas vezes as normas de higiene não são respeitadas nos salões de beleza. Isso facilita a transmissão da hepatite através do sangue ou de instrumentos contaminados. Clientes e manicures correm riscos.

Andréia vai nos acompanhar numa blitz por vários salões de São Paulo para mostrar o que deve ser feito e o que tem que ser evitado, porque representa um risco à saúde.

Ao entrar num salão, a Andréia já bateu o olho num erro muito comum e muito perigoso. Qual foi?

“A manicure está sem luva fazendo a unha da cliente, sendo que, nesse momento da retirada da cutícula, pode ocorrer algum tipo de sangramento”, observa Andréia

A justificativa não convence....

“Eu não costumo machucar a cliente”, respondeu a manicure Ivone Ornellas.

Dica número um: sempre usar luva descartável. Mas a luva não dispensa outro cuidado: lavar muito bem as mãos com água e sabão.

O Fantástico visitou 13 salões de beleza e encontrou várias falhas, como uma mesma lixa sendo usada por várias pessoas. “Não pode ter lixa de estimação. Após o uso, ela deve ser desprezada. Ela é usada apenas uma única vez”, explica Andréia.

Dica número 2: lixas e palitos têm que ser descartáveis, usar uma vez e jogar fora. As toalhas têm que ser uma por cliente.

Mais uma dica: materiais de metal, como alicates, espátulas e cortadores de unha, exigem um cuidado especial. Após cada uso, é preciso limpar bem.

“Limpo com acetona”, conta uma manicure.

“Eu o limpo com álcool”, acrescenta mais uma.

Errado. Esqueça o "alquinho" e a acetona. O certo é esfregar com uma escova usando água e sabão. Depois disso, eles estão prontos para serem esterilizados.

“Deixo cada alicate no esterilizador uns 15, 20 minutos, mas fica muito quente”, diz a manicure Rosangela Duarte.

“Ficar muito quente não significa que houve esterilização, e a morte das bactérias e fungos”, aponta Andréia.

Para funcionar, a esterilização deve ser feita em aparelhos especiais chamados autoclave ou em estufas. O procedimento correto leva de uma a duas horas.

E outro detalhe importante: você não poderia abrir a porta da estufa durante o processo. Um cuidado extra que as manicures podem adotar é tomar a vacina contra hepatite B.

“Temos uma vacina bastante segura, eficaz, que oferece 100% de proteção”, explica o Dr. Roberto Focaccia.

Se tiver dúvida se o seu salão está fazendo tudo direitinho, uma última dica. “Eu levo o meu próprio kit com toalha, palitos, lixa, esmalte”, revela Andréia.

“A próxima vez que eu vier, a Rosângela vai fazer com o meu material, viu Rosângela? Tudo meu!”, brinca Milce de Assis Moura, cliente do salão.  

Fonte: Fantástico - O Globo
 Gente...É por isso que eu indico as lixas descartáveis Cel's, é por informações e matérias sérias como essas que a gente tem que ter o maior cuidado com os produtos que utilizamos.

58 comentários:

  1. Oie tks pela visita no blog... menina ja tive hepatite, hj cuido d+ pq sei o qt sofri, vacina em dia \o/ bjs

    http://ananerym.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É isso aí! Obrigada por ajudar-nos a divulgar esse alerta! As pessoas não têm ideia do perigo que são as hepatites B e C e o INCRÍVEL número de infectados no Brasil que nem desconfiam que têm a doença, porque não há sintomas, não sentem nada.

    Hepatites B e C matam mais que a Aids! Fiquemos espertas, meninas!

    Te convido a dar uma passadinha no meu blog e assistir o meu filme: Hepatite C, Sem Medo.

    Bjks

    ResponderExcluir
  3. A gente tem mesmo que tomar muito cuidado quando vai fazer as unhas no salão, ou até mesmo quando pega emprestado o alicate de outra pessoa...
    Há muitas doenças por aí que são de fácil contágio e a gente nem sabe

    ResponderExcluir
  4. Eu antes não ligava pra isso acredita? Passei a me cuidar mais depois que entrei no mundo dos blogs

    ResponderExcluir
  5. Acho bem interessante esses produtos da Cel's mais não tive portunidade de conhecer ainda

    ResponderExcluir
  6. procurar um salao de confiança é fundamental

    ResponderExcluir
  7. eu e minha mãe sempre levamos nosso alicate pro salão e vamos a um salão de confiança claro

    ResponderExcluir
  8. andreia, a mais pura verdade o que vc falou

    ResponderExcluir
  9. Frahn, ontem mesmo levei meu alicate pra o salão e parecia que estava adivinhando! A manicure me tirou um bife :(

    ResponderExcluir
  10. estou aqui com o dedo super dolorido :(

    ResponderExcluir
  11. è por essas e outras que tbm levo meua alicate toda vez que vou á manicure.A hepatite é uma doença silenciosa e perigosa, não quero correr o risco, ótimo post para esclarecer para quem ainda não sabia.

    ResponderExcluir
  12. hestia..acredita que já voltei de manicure com 8 bifes? a louca poderia alimentar uma família inteira com tudo isso! cruzes..nunca mais voltei neste salao.

    ResponderExcluir
  13. ah! bem vi esses produtos da cel´s lá naquela loja do meier que vc indicou..nao comprei pq a verba era pouca, mas na proxima quero levar a lixa de unha(mao)

    ResponderExcluir
  14. bia: oito bifes?!?!?! aaaaaaiee! dai tira o bife, e passa esmalte.. que sempre vai escorrer pro bife.. fiquei com o dedo inchadaaasso uma vez..

    ResponderExcluir
  15. vou começar a levar uma maleta com as minhas coisas.. esmaltes tbm..

    ResponderExcluir
  16. a lixa tambem é importante.. a gente pensa só no alicate e coisas parecidas..lixa descartavel é bem mais higienico

    ResponderExcluir
  17. "Eu antes não ligava pra isso acredita? Passei a me cuidar mais depois que entrei no mundo dos blogs" Somos duas.

    ResponderExcluir
  18. 8 bifes? OMG. Uma vez eu voltei com 2 e achei um absurdo! Por isso não tiro mais as cuticulas.

    ResponderExcluir
  19. Acho que mesmo se eu ache um salão totalmente confiável, ainda assim ficarei com a pulga atrás da orelha.

    ResponderExcluir
  20. Ainda bem que eu mesma embelezo minhas unhas.

    ResponderExcluir
  21. "Eu antes não ligava pra isso acredita? Passei a me cuidar mais depois que entrei no mundo dos blogs"

    é 3!!

    ResponderExcluir
  22. só depois que comecei a conhecer os pergigo se talz é que comecei a me preocupar

    ResponderExcluir
  23. ja pensou? pegar hepatite por fazendo as unhas?

    ResponderExcluir
  24. uau! nunca pensei... adorei a dica das lixas descartáveis. vou passar adiante com certeza.

    ResponderExcluir
  25. Todo cuidado é pouco ao usar materiais coletivos!

    ResponderExcluir
  26. O ideal mesmo é sempre levar o seu próprio kit mesmo!

    ResponderExcluir
  27. Por mais de confiança que a manicure seja ....

    ResponderExcluir
  28. Até lembro de um episódio do bbb que o Boninho chamou atenção daquela senhora por dividir o alicate de unha

    ResponderExcluir
  29. justamente por causa de transmitir doenças!

    ResponderExcluir
  30. menina to chocada =O
    nunca imaginei que se pudesse passar esse tipos de doenças nos salões, a partir desses utencilios usados ..
    tomarei muito cuidado na hora de escolher o salão!

    que bom que é muito raro eu fazer a unha nesses lugares..
    normalmente faço eu mesma ;D

    ResponderExcluir
  31. Eu estou livre pois nunca fiz as unhas no salão!!!

    ResponderExcluir
  32. Que faz tem que levar as suas próprias coisas !!!

    ResponderExcluir
  33. Ainda bem que faço minhas unhas em casa!!!

    ResponderExcluir
  34. Tem que tomar muito cuidado mesmo com esses salões...

    ResponderExcluir
  35. o melhor é levar o proprio kit mesmo.. pra não ter a doença

    ResponderExcluir
  36. Eu nem vou em salão eu mesma faço as minhas unhas... hehe'

    ResponderExcluir
  37. Um erro fatal das manicures é não usar luvas eu mesma ja vi isso...

    ResponderExcluir
  38. O post é muito explicativo... ajudou muito

    ResponderExcluir
  39. Muita coisa não sabia.. como o processo de esterilização... muito bom o post!

    ResponderExcluir
  40. O fantastico fez bem em alertar as pessoas...

    ResponderExcluir
  41. não conhecia essas lixas cels que vc indicou....

    ResponderExcluir

Saindo sem comentar? Faz isso não... Snif snif snif

Se quiser parceria entre Blogs: vá na página Blogs Parceiros
Todos os que comentam concorrem AUTOMATICAMENTE à um PRÊMIO no fim do mês: Quanto mais comentar... Mais chance de ganhar

Obrigada pela visita e volte sempre!
Besitos!