domingo, 17 de outubro de 2010

CARTA ABERTA, ops, POST ABERTO PARA AS EMPRESAS

POST ABERTO PARA AS EMPRESAS
Eu sei que estou devendo postar as coleções em esmaltes da atualidade, estou tentando aos poucos colocar tudo em dia. Só que as vezes dependo de informações de assessoria de imprensa, contatos de marketing, dentre outros, ou mesmo a própria empresa não tem um suporte especial e capacitado para oferecer estas informações ao profissional de jornalismo, imprensa ou mesmo blogueiras em geral. Pode ser porque eles não acreditam no poder da divulgação boca a boca ou preferem gastar uma boa grana fazendo publicidade paga nos veículos tradicionais de comunicação.... Também pode ser que eles até querem fazer mas não tem profissionais dentro da empresa para isso ou não sabem como fazê-lo.
Acredito que as empresas em geral devem estreitar os laços com o consumidor final, aquele que compra e usa seus produtos. É este que vai apresentar a empresa para os outros: amigos, parentes, conhecidos ou desconhecidos... Seja usando, mostrando ou mesmo falando (bem ou mal). Por isso a comunicação entre empresa e consumidor deve ser direta, sem muitas interferências. E para isso não basta torrar milhões de reais em um serviço de SAC com telefone 0800. É claro, para nós consumidores, é bom sim ter um telefone (gratuito) disponível para ligar, mas sinceramente, hoje com a infinidade de possibilidades de comunicação, pode-se oferecer outros serviços que criem esse contato. Pode ser email, blog, twitter... E porque não o tradicional endereço com CEP para mandarmos cartinhas via Correios?
Outra forma de estreitar os laços com os consumidores está na relação próxima entre a empresa e também nós bloguistas que escrevemos sobre assuntos que se dirigem ao público daquela marca e/ou produto. Assim, somos de certa forma, também veículo de comunicação, porém informal.(e nem por isso menos eficaz). Por isso, aquelas empresas, que estão antenadas com estas tendências de comunicação e se adequam as mudanças que se apresentam, bem como acreditam e apoiam estas iniciativas particulares(como os blogs) são aquelas que desfrutam de um crescimento em vendas bem como observam que a lembrança da marca aumenta. Mais divulgação com menos gasto. Tem coisa melhor?
Por isso realmente não entendo, não passa pela minha cabecinha, como a gente vê por aí empresas que simplesmente batem as portas para o consumidor(não estabelecem linha de contato) e não estão nem aí para as pessoas que escrevem ou entram em contato solicitando mais informações sobre produtos, lançamentos de linhas ou coleções. Será que ser atencioso custa no bolso?
Eu não estou falando de sair distribuindo brindes e produtos(sem dúvida isso é ótimo, quem não gosta?) mas sim, simplesmente responder a um email de uma consumidora (bloguista ou não) que quer obter mais informações.
Eu sou formada em Comunicação Social e estudei, dentre outras coisas, media, veículos mediaticos, marketing, processo de assessoria de imprensa,  marketing de relacionamento dentre outras coisas que acredito que empresas (que pretendem ser grandes e notórias no mercado) deveriam saber ou ao menos ter profissionais habilitados nestas funções dentro da empresa. 
Bem sei que muitas empresas começam pequenas, na luta diária de micro e pequenos empresários, mas nem por isso eles devem se escusar de se relacionar com o consumidor.
Como já falei antes, não é questão de torrar granas altíssimas em publicidade ou empresa de assessoria de imprensa, mas de simplesmente saber estar presente quando uma simples usuária manda um email perguntando "Ei...o esmalte dessa coleção é hipoalergenico?"... "Você tem como me dizer onde encontro seus produtos para comprar?"... Coisas assim...Ou mesmo da bloguista "Pode me mandar imagens da coleção que vocês estão lançando?"
Vale lembrar que se você, empresário, tem poder aquisitivo para bancar uma boa Assessoria de imprensa eu recomendo, porque ali eles serão capazes lançar matérias e notas não pagas nos veículos de comunicação bem como saberão como lidar com aqueles que procuram determinadas informações sobre empresa e produtos.
Então é isso, gente, é só uma carta aberta, digo, post aberto para as empresas.
E vocês, o que pensam disso?

27 comentários:

  1. Interessante sua colocação.. e concordo em partes.. Atualmente o crescimento absurdo do número de blogs faz com que as empresas fiquem impossibilitadas de atender a demanda. Existem 1654743376907-7-9 blogs pedindo parcerias, brindes etc, e estão interessados apenas nisso... Então entendo que as empresas colocam tudo "no mesmo saco" ... generalizam ... mas isso por pura "auto-preservação".
    Concordo que um SAC ou um canal direto de comunicação com o consumidor é essencial e extremamente necessário.
    Quem manda é quem compra, e as empresas deveriam entender melhor isso...
    Mas eu tenho esperaça, e acredito que a tendência das empresas é melhorar...
    Estamos engatinhando, daqui a pouco andaremos...rsss
    bjus flor :D

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  2. Isso é verdade...Muitos blogs...Mas fazer o que? Gostamos de falar e escrever sobre o que nos interessa...Mas não falo sobre o povo que sai pedido brindes mas sim, a atenção que deve ser dada àqueles que procuram mais informações sobre os produtos, lançamentos de linha...Se não der para responder individualmente, disponibilizem nos sites serviço press media com releases e fotos..pelo menos isso seria uma mao na roda para as blogueiras

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  3. Acredito que as empresas devem dar toda a atenção ao consumidor, pois como pretendem atingí-lo se não o tratam bem.
    Os blogs servem sim de divulgação para os produtos das empresas e se a pessoa entra em contato pra obter mais informações sobre os produtos para fazer uma melhor divulgação porque não ajudar?
    Claro que existem as blogueiras interesseiras, que só querem saber dos brindes e etc... Mas também tem muito blog honesto, que só quer levar informações aos consumidores!

    As empresas tem que repesar um pouco essa política de marketing!

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  4. O texto está bem escrito, Parabéns!
    Mas não concordo com a contratação de assessoria de imprensa, sabe porque?

    Veja o q aconteceu com Big Universo, depois que contrataram a Index Assessoria, não é mais a mesma, não respondem 1 e-mail, ñ trabalham com twitter que hj é um midia bem abrangente, enfim, ñ entendo como uma assessoria como essa trabalha dessa forma. Fazem la 1 encontrinho de lançamento entre algumas blogueiras e fica nisso.
    Acho que a divulgação em si tem que ser mais abrangente e a meu ver a empresa contratar um profissional na área para trabalhar em sua empresa, ñ contratar empresa terceirizada, pois mtas vezes essa empresa já trabalha com outras e não darão assistência adequada que uma pessoa faria em sua propria empresa, como não dar informações adequadas a determinadas perguntas de clientes.

    Essa é a minha opinião sobre o assunto.

    Parabéns pelo blog.

    bjim

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  5. Na realidade, acredito que as empresas devem trabalhar com números antes de responder qualquer pergunta, dão uma passadinha nos blogs conferem se tem um número x de seguidores. Por exemplo: acima de tantos respondo. Caso tenham o número estipulado por eles, aí sim ganha atenção,brindes,convite para encontrinhos.

    Na verdade acho uma loucura!!

    Bjinhos Esmaltados.

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  6. É isso aí meninas! Quero mesmo a opinião de vocês, contra ou a favor, em parte ou total...Estamos aqui para discutir e repensar novas politicas de atendimento ao consumidor e contato com bloguistas

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  7. Oi, Dyle! Gostei da sua colocação! Acho importante o atendimento da empresa quando entramos em contato. Não é uma questão se vão mandar brindes ou não, mas de atenção com o consumidor final.

    Também somos consumidoras e mesmo dos brindes tem retorno, porque quando gostamos de uma amostra compramos mais do produto.

    Bjos, Ly.
    http://cosmeticoslyra.blogspot.com

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  8. Concordo com muita coisa dita, teve um evento dito para blogueiras em BH da rede de farmácia Araújo só que eles restringiram a um numero tão pequeno de blogueiras que fiquei decepcionada e ando evitando comprar nela agora.

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  9. Concordo em absoluto com vc, ao nos sentirmos respeitadas por uma empresa ambas as partes só tem a ganhar.
    Mas mudando de assunto, se vc estiver afim de participar de uma SUPER SUPER mesmo promoção para blogueiras acesse sempresenhorita.blogspot.com

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  10. ecer total atenção aos seus consumidores,muitos blog sim, eu também tenho um na internet eless nunca saem de rede só quando acontece algo mais todo dia nasce alguem ee morre tbém depois elas crias um blog:)
    os blogsw vem crescendo sin,cada vez mas a gente sempre diz:essee povo não tem maiis o que inventar,mais o que a gente mesnos espera acontece não é verdade?

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  11. quanto mais informação melhor,seu blog esta de parabens,seguindo feito sombra com muito orgulho!!!

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  12. Eu concordo com vc quando coloca que uma boa Assessoria de imprensa faz diferença e faz mesmo! Não tem coisa pior que a pessoa comprar um produto e entrar em contato com um SAC e ser mal atendido! As pessoas na maioria das vezes são mal informados e mal educados tbm, as pessoas que digo são os atendentes!

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  13. Tem empresa que nem responde!! E outras como já conteceu comigo com um produto de cabelo..
    Depois de ficar horas no 0800 com a moça respondendo um monte de perguntas ela disse que meu cabelo não se deu com o produto! E eu paguei 50 reais em um produto que dizia que era MARAVILHOSO em todo tipo de escovas

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  14. Eu concordo com as meninas quando dizem que tem blogueiras que só querem brindes..e conheço algumas que recebem muitos produtinhos e nem as resenhas fazem!! As empresas ficam com raiva e coloca todas as blogueiras em um saco só!! Acho isso errado

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  15. Muito bom o texto. Concordo plenamente com você.
    Também não entra na minha cabeça cabeça o porque de não estreitar os laços com consumidores e/ou blogueiros.

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  16. Afinal, a maioria de nós - viciadas em blogs - procuramos informações sobre marcas nos próprios blogs... para saber a opinião de quem realmente usou e conhece o produto.

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  17. Não vejo melhor marketing que esse. É um investimento barato, e que pode render muito para a empresa se o produto tiver qualidade.

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  18. nós que temos blogs temos certa experiencia com as empresas, aquelas que de alguma forma fizeram parceria.
    Dá pra ver as empresas que estão interessadas no publico, que se preocupam em saber o que o consumidor está querendo e correm atras. enquanto algumas 'colocam tudo no mesmo saco'. sei que é difícil dar conta da demanda, mesmo assim...

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  19. acho que um outro mewio de comunicação com as empresas seria muito bom, nós divulgamos a marca muito mais do que uma propaganda. como tu disse Dyle, as pessoas confiammais na palavra da amiga que experimentou do que na propaganda da tv,não é?

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  20. mas eu sei que eles se esforçam, pelomenos a maioria, para atender ao público da melhor maneira ^^

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  21. Tbm acho que com colaboração das empresas fica mais fácil a divulgação

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  22. E nos blogs onde nós mulheres frequentamos tanto ... tem divulgação melhor??

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  23. Acho que é um ato recíproco ... as duas partes saem ganhando

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  24. Duro que com a propagação de blogs, são inúmeros né ... fica mais complicado pra eles mesmo!

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